Bem-vindos ao nosso blog!

Aos membros do Grupo Espírita Florescer e aos nossos visitantes, estamos abertos para comentários sobre as atividades do grupo, dúvidas, palestras, ou qualquer outro assunto que possa ser estudado sob os preceitos de Jesus e Kardec.

domingo, 5 de abril de 2009

A Prece pode ter diferentes objetivos, mas até que ponto ela pode intervir a nosso favor?

"Cercados pelas atribulações do dia-a-dia, passamos a maior parte do nosso tempo ocupados com as nossa obrigações e não percebemos que muitos dos desencontros e problemas do cotidiano poderiam ser resolvidos ou simplesmente afastados pela ação direta e efetiva da prece.
Envoltos com a agitação das circunstâncias, temos dificuldades para nos silenciar e elevar o pensamento a Deus, pedindo assistência. É preciso conhecer as propriedades da prece para que possamos fazer dela a fonte diária de refazimento de forças e o consolo que nos rejubila e enternece.
O homem é autor da maiori,a das suas aflições e se pouparia de maiores angústias se agisse com sabedoria e prudência, pois essas misérias são o resultado de várias infrações das leis divinas. Se não ultrapassássemos o limite do necessário para viver, não teríamos as consequências desastrosas geradas pelos excessos.
Se as pessoas fossem conscientes da força que tem em si e quisessem colocar a sua vontade a serviço dela, seriam capazes de grandes realizações. Através de sua mente, o homem age sobre o fluido universal, modificando suas qualidades e dando-lhe uma impulsão irresistível. Aquele que junta ao fluido uma fé ardente, pode, apenas apenas pela vontade dirigida para o bem, operar 'fenômenos' que não senão a utilização das faculdades mentais e a ação de uma lei natural. Mas, para isso é necessário domar a si mesmo e as más influências do pensamento. As maneiras mais eficazes são a vontade acompanhada da prece, a oração fervorosa e os esforços sérios como meio para a renovação íntima.
Imaginar que é inútil fazer uma oração, expondo nossos sentimentos a Deus (sendo Ele conhecedor de nossas necessidades), assim como acreditar que nossos desejos não podem mudar os destinos traçados pelo Criador, é desconhecer as leis e a misericórdia do Pai. Ele nos deu discernimento e inteligência para que o espírito não fosse um instrumento passivo, sem livre-arbítrio, portanto, nem todas as circunstâncias da vida estão submetidas à fatalidade. Daí a grande importância da prece e sua capacidade de ação.
Seu poder está no pensamento e não se prende nem às palavras nem ao lugar ou momento em que é feita. A prece é uma invocação na qual podemos nos colocar em comunicação mental com outro ser ao qual nos dirigimos, estabelecendo uma corrente fluídica. A energia da corrente surge em razão do vigor do pensamento e da vontade. Como o fluido universal é o veículo do pensamento, essa substância primária (fluido) é impulsionada pela vontade, transmitindo a idéia até o seu destinatário.
Os espíritos benevolentes nos inspiram com bons pensamentos, para que possamos adquirir moral necessária para superarmos as dificuldades e voltarmos ao caminho do bem. Exercendo uma ação magnética sobre os homens, eles suprem, quando necessário, a insufuciência daquele que ora, dando-lhe momentaneamente uma força excepcional, isto quando é julgado digno desse favor.
O homem coloca em prática os bons conselhos se assim desejar e pode ou não aceitar a sugestão oferecida. Com isso, através do livre-arbítrio, ele tem a responsabilidade sobre os seus atos, cabendo-lhe o mérito da decisão entre o bem e o mal."

Trecho da matéria ORAI E VIGIAI por Laylla Toledo, Revista Cristã de Espiritismo, ed.67

5 comentários:

  1. Prece para os Mediuns
    Senhor,colocando nesse momento,nossas almas de joelhos ante Vós,agradecemos a aportunidade que nos destes de,através da mediunidade,servirmos a Vós e a nossos irmãos de jornada.
    Sabemos Pai,que muitossomosdevedores de sua infinita bondade;
    pois,a mediunidade é a oportunidade para resgatarmos nossas dívidas de encarnações passadas.
    Rogamos a Seu coração amantíssimo:
    Fazei-nos fortes Pai,para que,em nenhum momento,nos deixamos levar pelo orgulho.
    Livrai-nos dos vícios e excessos materiais,que nos tornam instrumentos falhos;
    não merecedores dos Vossos mensageiros;
    Nossos mentores,nos dão a prova da humildade;
    ficando tão próximos de nossas matérias impuras!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Princípios Básicos Da Doutrina Espírita
    1] A existência de Deus como criador do Universo.
    2] A exitência,sobrevivência e individualidade do espírito.
    3] As vidas sucessivas através da Reencarnação.
    4] A Justiça Divina expressa na Lei de Causa e Efeito.
    5] O Livre-Arbítrio como expressão de liberdade individual.
    6] O intercâmbio entre o mundo físico e o extrafísico.
    7] A pluralidade dos mundos habitados representando a humanidade cósmica.

    ResponderExcluir
  4. Derrame raios de sol de alegria em torno de si.
    Desta maneira,formará um círculo de pessoas que sentirão prazer em estar ao seu lado.
    Quando algum amigo seu estiver triste,sabe que encontrará alegria em você.
    Derrame sua luz sobre todos os que rodeiam,porque a alegria é obra divina.
    Seja um raio de luz a iluminar a vida das criaturas que se acercam de você.

    Do livro Minuto de Sabedoria

    ResponderExcluir
  5. Carla Pinheiro Martini17 de outubro de 2009 às 00:36

    Parabéns por este Blog, onde todos tem a oportunidade de se comunicar.
    De nada adiantaria aprender a palavra e não pô-la em prática. Falhas todos nós temos, e a cada momento recuperamos uma já sofrida e a transformamos em lição de vida. Sei que tenho muito a aprender, mas vigiar e orar é um dever para todos nós. É difícil mas não impossível, Acredito que todos nós, neste grupo, ajudamos a nós mesmo e ao próximo com Amor e Humildade.
    "Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".

    ResponderExcluir